As brincadeiras da infância podem promover a socialização entre as crianças. A Caça ao Tesouro é uma brincadeira infantil que pode ser realizada com crianças a partir dos 4 anos. Esse tipo de brincadeira é muito usada nos acampamentos infantis, mas vem ganhando cada vez mais espaço nas festas de aniversário, principalmente naquelas que são realizadas ao ar livre.

A brincadeira estimula a agilidade, atenção, concentração, raciocínio lógico, socialização, cooperação e estratégia.

Outra vantagem é que o material utilizado é apenas lápis e papel, fitas coloridas e um prêmio no final dentro de uma caixa ou um baú pequeno (balas, bombons, brinquedos que possam ser compartilhados entre os participantes e até mesmo “salvar” personagens de super heróis ou princesas).

Como funciona?

Dentro da área escolhida para a atividade, deve-se espalhar as pistas anotadas em um papel, sendo que cada pista encontrada tenha uma pista para a próxima, sendo que a última delas leva ao tesouro. Todos os jogadores recebem uma pista inicial para o jogo. As dificuldades das pistas devem ser de acordo com a idade da criança. Os pais podem participar da brincadeira.

As pistas devem ser com charadas, enigmas, que instiguem a criatividade da criança e o trabalho em equipe. A solução levará à próxima pista.

Se a quantidade de jogadores é grande é importante dividir em equipes. Neste caso, as fitas coloridas podem ser usadas para diferenciar as pistas de cada equipe. Incentive a equipe ganhadora compartilhar o prêmio  com os outros participantes, estimulando assim a socialização e o trabalho em equipe.

No Espaço Maison Kids essa brincadeira faz parte das atividades em uma festa infantil. Que tal fazer a próxima festa do seu filho aqui no Maison Kids?!

Foto: Caixa de Retratos by Carol Coelho | Local: Espaço Maison Kids

2

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>